Este será um espaço de reflexão e de partilha sobre assuntos relacionados com os temas da Segurança Interna, da Defesa Nacional e afins...
publicado por Vera Lourenço de Sousa | Quinta-feira, 17 Outubro , 2013, 19:48

Considerando que as marcas de visibilidade dos carros de polícia eram geralmente concebidas com maior prevalência para a estética e não tanto para a segurança, em meados da década de 1990, alguns engenheiros britânicos fizeram um estudo aprofundado sobre esta temática, tendo na altura desenvolvido um sistema de marcas de veículos de emergência conhecido como o Livery Battenburg.

 

As marcas battenburg consistem num padrão de marcas de alta visibilidade utilizadas principalmente nas laterais dos veículos de serviços de emergência . Este  nome resulta da semelhança na aparência com as secções transversais de um bolo Battenberg.

 

Com esta marcas, pretendeu-se alcançar com os carros de polícia o mesmo efeito que é produzido quando uma viatura dos bombeiros se desloca nas estradas, com as luzes, sirenes e buzinas estridentes accionadas – a distinção cognitiva (Cognitive Conspicuity) por parte dos restantes condutores.

 

A verdade é que da análise efetuada se verificou um elevado número de acidentes que envolviam os carros da polícia. Tendo-se chegado à conclusão que as viaturas policiais não eram suficientemente visiveis. Pretendendo-se substituir as listas finas pelas listas/quadrados "Battenberg".

 


 

 

 

 


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
links
Direitos de Autor
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Unported.
Outubro 2013
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
18
19

20
21
23
25

29
30
31


badge
blogs SAPO