Este será um espaço de reflexão e de partilha sobre assuntos relacionados com os temas da Segurança Interna, da Defesa Nacional e afins...
publicado por Vera Lourenço de Sousa | Sexta-feira, 03 Janeiro , 2014, 21:51

 

O busto do Coronel Ferreira do Amaral ficará para sempre nesta parada (parada das antigas instalações do CM de Lisboa) que passa a ter o seu nome, não só como testemunho do mais profundo respeito, máxima admiração e enternecida gratidão de todos quantos aqui servem, mas ainda como modelo e guia para os que de futuro vierem a servir na Corporação, e preito, muito singelo e simples é certo, a um dos grandes, dos maiores servidores da Nação na época actual".

 

"O magnífico busto, da autoria do escultor Maximiano Alves, agora centrando esta parada que lhe tomará o nome, ficará a acordar no espírito dos que por aqui passarem, o sentido do cumprimento de dever, a coragem, a serenidade, a bravura e o sacrifício que são virtudes da força pública. Mas também falará aos que o conheceram, da inteligência esclarecida, da argúcia, da nobreza, da dignidade pessoal, do patriotismo, da sempre elevada atitude moral deste português, ilustre entre os maiores, que coube em todos os actos da sua vida profissional constituir-se exemplo- porque raro - de raras virtudes".

 

"Atrás dele, naquelas lápidas, estão gravados a letras de ouro os nomes dos graduados e guardas que no cumprimento do dever, cairam em defesa da ordem".

 

"O seu retrato, fica colocado na sala que neste Comando tem o seu nome… a sua bengala foi o seu bastão de comando e a sua companheira inseparável…para imprimir energia às suas ordens, também lhe servia para, num gesto ameno, apontar um pormenor ou marcar no chão o esquema de um serviço a estabelecer".

 

Em Revista Polícia Portuguesa, 1954 (Março - Abril)

 

Relembre aqui o nosso 1º post sobre o Comandante Ferreira do Amaral


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
links
Direitos de Autor
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Unported.
Janeiro 2014
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
17
18

22
23
25

26
27
29
31


badge
blogs SAPO