Este será um espaço de reflexão e de partilha sobre assuntos relacionados com os temas da Segurança Interna, da Defesa Nacional e afins...
publicado por Vera Lourenço de Sousa | Segunda-feira, 26 Março , 2012, 13:20

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou que é necessário rever o Conceito Estratégico da Defesa Nacional para definir em termos de Estratégia Nacional de Segurança e Defesa as missões a realizar pelos militares e fazer a respetiva adaptação em termos de recursos.

 Aguiar-Branco falava em entrevista à RTP, a propósito da necessidade das reformas em curso nas Forças Armadas portuguesas.

«Temos, no orçamento das Forças Armadas portuguesas, mais de 80 % do dinheiro destinado a pessoal e até 20 % para operação e manutenção», explica o Ministro da Defesa. Contudo, as «Forças Armadas existem para fazer operações» e estas constituem «um produto que importa aumentar».

 

Sobre as promoções recentemente anunciadas, Aguiar-Branco explicou: «Acho que tem de haver promoções nas Forças Armadas, a especificidade militar a isso obriga». Conceptualmente «nós podemos discutir se deve ou não deve haver Forças Armadas: eu acho que sim, mas tem de ser numa lógica em que a sua estrutura possa funcionar».

Para o Ministro da Defesa Nacional a solução para ocorrerem as promoções, sem que isso represente um aumento da despesa com a  Defesa, passa pela «restruturação, racionalização de equipamentos» e aumento de sinergias. Estes são alguns dos caminhos apontados e que, conforme indica, estão a ser estudados em conjunto com as chefias militares. A este propósito, Aguiar-Branco acrescenta: «A relação entre o Ministro da Defesa e os militares é excelente; a confiança é exemplar e a transparência é total».

 

Entrevista do Ministro da Defesa Nacional à RTP, em 22 de março de 2012

 

http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/ministerio-da-defesa-nacional/mantenha-se-atualizado/20120223-mdn-entrevista-rtp.aspx

 

 


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
links
Direitos de Autor
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Unported.
Março 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
16
17

18
19
20
23
24

25
27
28
29
30
31


badge
blogs SAPO