Este será um espaço de reflexão e de partilha sobre assuntos relacionados com os temas da Segurança Interna, da Defesa Nacional e afins...
publicado por Vera Lourenço de Sousa | Terça-feira, 19 Fevereiro , 2013, 07:04

O Instituto da Defesa Nacional (IDN) e o Instituto Universitário de Lisboa  (ISCTE-IUL) vão promover o presente curso no período letivo de 08/04/2013 a 18/06/2013.

 

Um grande tema! Faltam momentos para se discutir e pensar as Políticas Públicas de Segurança e Defesa Nacional!

 

Mas, confesso que quando olhei para a designação do curso a primeira curiosidade foi ir ver quem eram os Docentes/Professores. E fui!! E qual não foi o meu espanto quando verifiquei que na lista dos mesmos não estava incluído ninguém ligado, especificamente, à Segurança Interna! Respeitadíssimos Professores Universitários e Militares mas nem uma única referência a um único polícia!

 

Assim sendo, pensei… bem, provavelmente é o nome do curso que é muito abrangente mas no programa não estão incluídos nenhuns tópicos relacionados com a Segurança Interna… e fomos ver!

 

E encontrámos:

 

O papel político das forças armadas e de segurança no “Estado Novo”;

Opinião Pública e Segurança Interna;

Comunicação Institucional nas Forças Armadas e de Segurança;

Segurança Pública;

Noção de segurança integrada. As Instituições e organismos de segurança do Estado. Uma visão integrada do sistema de segurança nacional (Forças Armadas, Forças e Serviços de Segurança – GNR, PSP, PJ, SEF, SIRP, ANPC, Sistemas de autoridade Marítima e Aeronáutica, Planeamento Civil de Emergência e INEM).Criminologia da segurança;

Condições criminogénicas de raiz externa e interna. Estratégias de prevenção e de resposta;

Forças e Serviços de Segurança…

 

Bem... talvez se incluam alguns atores da segurança interna na parte das palestras e dos seminários… talvez! Deve ser isso!

 

Ainda assim, um curso sobre esta temática merecia uma unidade curricular especificamente ligada à Segurança Interna. E formadores!

 

Ficamos à espera que o II curso já os inclua. Faz sentido que esta temática seja discutida no seu todo e com atores de todas a valências.


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
links
Direitos de Autor
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Unported.
Fevereiro 2013
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
16

23

24
25
26


badge
blogs SAPO