Este será um espaço de reflexão e de partilha sobre assuntos relacionados com os temas da Segurança Interna, da Defesa Nacional e afins...
publicado por Vera Lourenço de Sousa | Terça-feira, 12 Março , 2013, 19:40
De Hélène L' Heuillet, Edição/reimpressão: 2004
Editor: Editorial Notícias
 

 

Sinopse

Baseando-se em dados históricos e fazendo um enquadramento filosófico, o autor dá-nos um olhar lúcido e documentado sobre a Polícia, e a sua relação com o Poder Político.

 

Críticas de imprensa

"Uma abordagem histórica da Políciaé o subtítulo da edição portuguesa do livro. Hélène L’Heuillet, doutorada em Filosofia e docente na Universidade de Paris X-Nanterre, esclarece: «Se é frequente perguntarmo-nos acerca do que faz a Polícia, já é mais raro interrogarmo-nos acerca daquilo que ela é. A ambição deste livro é tentar defini-la e esclarecer as suas relações com a política». Ou seja, trata-se de saber que usos dá o Poder à Polícia e com que fundamentos. Questão por certo actualíssima".
in Mil Folhas (Público) em 23/10/2004

 

"Como é que a Polícia é utilizada pelo Poder? Qual a sua função? Deve a Polícia ser um instrumento nas mãos da Política? A autora, professora agregada da Universidade X (Nanterre), aborda este tema a partir de várias perspectivas. Eis porque divide a obra em três partes. Na primeira fala de Proteu ou o conselheiro político, dos auxiliares da Política e da Polícia, segredo do poder. Na segunda trata da ordem como finalidade da alta polícia, da ordem na cidade, da Polícia como forma de autoridade e da Polícia e da violência. Na terceira reflecte sobre o olhar que mantém a ordem, a instância da suspeita, o princípio da inspecção e a identificação."
in JL de 29 Setembro - 12 de Outubro 2004

 

Em wook

 


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
links
Direitos de Autor
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Unported.
Março 2013
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
14
15
16

17
18
22
23

24
27
28
29
30

31


badge
blogs SAPO