Este será um espaço de reflexão e de partilha sobre assuntos relacionados com os temas da Segurança Interna, da Defesa Nacional e afins...
publicado por Vera Lourenço de Sousa | Terça-feira, 04 Fevereiro , 2014, 21:11

Hoje partilhamos um artigo de Derek Lutterbeck intitulado “The Paradox of Gendarmeries: Between Expansion, Demilitarization and Dissolution”.

 

Este paper, que está disponível no site do DCAF (Geneva Centre for the Democratic Control of Armed Forces), apresenta-nos uma visão que tenta, em primeiro lugar, descrever e explicar a evolução das forças policiais apelidadas de “Gendarmeries”, ou seja das forças de segurança de natureza militar (e não de forças militares com reduzidas funções de segurança).

 

No mesmo lê-se que o desenvolvimento das “Gendarmeries” tem sido um pouco paradoxal... se por um lado, a maioria destas forças têm assistido a uma considerável expansão, e vindo a assumir um papel cada vez mais proeminente na resolução de muitos dos desafios de segurança atualmente mais importantes,  que vão desde o controle de fronteiras e combate ao terrorismo, às tarefas de ordem pública em operações de paz internacionais, por outro lado, também tem havido uma tendência para a sua desmilitarização, o que em alguns países europeus, conduziu mesmo à sua dissolução e integração para a polícia civil.

 

Este documento sugere uma explicação para estes desenvolvimentos aparentemente contraditórios: a convergência das agendas de segurança interna e externa e a própria desmilitarização da segurança interna.

 

Com base nesta análise, o autor aponta duas previsões a longo prazo:  

- A tendência para a desmilitarização das “gendarmeries”, que acabarão eventualmente por perder o seu status militar formal, em termos internos;

- No contexto das operações de paz internacionais, as  “gendarmeries”, como forças militarizadas, serão chamadas a desempenhar um papel cada vez mais significativo.

 

Nada como ler aqui...

 

 


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
links
Direitos de Autor
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Unported.
Fevereiro 2014
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
13
14
15

16
17
18
19
22

23
24
25
27
28


badge
blogs SAPO