Este será um espaço de reflexão e de partilha sobre assuntos relacionados com os temas da Segurança Interna, da Defesa Nacional e afins...
publicado por Vera Lourenço de Sousa | Segunda-feira, 15 Dezembro , 2014, 21:48

Sabe, certamente que existe um número europeu para o qual deve ligar imediatamente quando desaparece uma criança. E já memorizou esse número no seu telemóvel? Pois se não o fez deve fazê-lo! O número é 116 000. Esta é a Linha Europeia para Crianças Desaparecidas.Em Portugal quem gere essa linha é o Instituto de Apoio à Criança - SOS – Criança, um serviço que em simultâneo apoia, orienta encaminha e media todos os casos de crianças desaparecidas que lhe são comunicados. Para além da articulação com as Forças e Serviços de Segurança também disponibiliza apoio social, jurídico e psicológico gratuito a vítimas e suas famílias. Este é um trabalho complementar ao trabalho da Polícia.

 

Para pais e crianças que viajam a linha é particularmente útil porque os encaminha para as autoridades competentes do país em apreço.

 

 “O 116 000 assegura às Crianças e aos seus pais, na Europa, que a ajuda está apenas a um telefonema de distância. A linha 116 000 será capaz de fornecer ajuda na língua nacional ou em Inglês, em qualquer dos países em que se encontra a funcionar”.

 

Ao ligar a linha direta 116 000, a pessoa que atender a chamada será um profissional da organização local que lida com o desaparecimento de Crianças. Este profissional irá fornecer o apoio psicológico, jurídico e administrativo necessário, e assisti-los no contacto com as autoridades competentes para tomar todas as medidas necessárias para encontrar seu filho. A assistência será prestada na(s) língua(s) local(ais), assim como em inglês”.

 

Esta linha pode ser utilizada pelos pais e pelas crianças que tenham fugido, que se tenham perdido ou que por algum outro motivo não estejam com seus pais.

 

De qualquer forma, é importante esclarecer que a linha 116 000 não substitui a Polícia. Denuncie de imediato o desaparecimento à Polícia.

 

Para mais informações veja aqui


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
links
Direitos de Autor
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Unported.
Dezembro 2014
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
31


badge
blogs SAPO